O que é?

MIES Logo Horizontal

O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, é um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+.

O projeto é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e apenas possível com o envolvimento e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade - Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.

O foco desta metodologia está na análise de competitividade dos modelos de negócio inovadores identificados, e na divulgação e disseminação, nacional e  internacional, de casos de sucesso e boas práticas nacionais. Nesse domínio, o presente projeto dá particular atenção à comunicação e partilha do conhecimento gerado, através de um mapa interativo com os projetos escolhidos, da produção de vídeos, da edição de um livro e da organização de eventos nacionais e internacionais.

regioesO objetivo é muito claro: contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional.

Este projeto visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional, promovendo Portugal como país pioneiro na União Europeia no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de modelos de negócio inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental.

Trata-se de um projeto de pesquisa, através do mapeamento de iniciativas inovadoras e de criação de conhecimento, usando uma metodologia de proximidade com as comunidades locais, e focando a análise nos fatores de competitividade dos modelos de negócio inovadores identificados, e de divulgação e disseminação internacional de casos de sucesso e boas práticas nacionais, apostando na comunicação e partilha do conhecimento gerado, através de ferramentas online, produção de vídeos e livro e organização de eventos nacionais e internacionais.

É no cruzamento entre os vários setores da sociedade (público, privado e sociedade civil) que se encontram muitas das soluções inovadoras e sustentáveis que contribuem para o crescimento e desenvolvimento económico e social e, por isto, apostamos na criação de indicadores de competitividade, avaliação e retorno do investimento no setor, para que as principais mais-valias possam ser alavancadas pelas principais competências do setor privado. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um novo mercado, onde novas oportunidades de investimento e a criação de valor financeiro, económico e social são complementares, promovendo ações e mecanismos de troca de experiências, competências e ferramentas de uma forma pioneira a nível europeu.

Assim o projeto MIES abrange todas as iniciativas que se enquadram na definição de inovação e empreendedorismo social, isto é, iniciativas que resolvem problemas sociais/ambientais negligenciados com elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico.

Está em: Entrada O MIES O que é?
 
 
Está em: Entrada O MIES O que é?
Promotores:
IESIPAV
Financiamento:
Financiamento
Co-financiamento:
parceiros 03 01 2Fundação EDP
Apoios:
IAPMEI
Distinção:
+e+i